Visão Geral
O CCPR Conecta é um sistema completo, feito para usuários internos e externos. Que permite controlar toda a jornada do leite, desde a captação de um novo produtor até a entrega e pagamento do leite coletado. Sendo possível cadastrar novos produtores, manter volume de leite produzido, geração de vale de pagamento, controle e planejamento de rota, emissão de nota fiscal entre outras funcionalidades.
Problema e Objetivo
Durante o Discovery, ficou evidente a necessidade da centralização de informações. Todos os processos eram feitos de forma individual e documentados em planilhas, que estavam sujeitas a erro humano. Toda a comunicação durante os processos, era feita de forma descentralizada, em canais diferentes e isso ocasionava em perda de dados relevantes para o processo.
Dessa forma o objetivo principal do sistema era: Ser um centralizador de informações da jornada do leite, e ser um canal aberto e acessível a toda organização. Gerando dashboards com dados importantes para tomada de decisão e minimizando a perda de dados gerados manualmente.
Resumo do Discovery
Para esse projeto, foi executado um Product Discovery presencial durante uma semana, seguindo o método Lean Inception. Com o intuito de validar e ou refutar hipóteses, documentar regras do negócio e entender mais sobre o contexto dos usuários e seus comportamentos.
Minha responsabilidade como UX/UI Designer, foi documentar toda informação relevante para a melhor experiência do usuário, além de facilitar as dinâmicas e estimular o pensamento crítico e estratégico.
O Discovery seguiu pelas seguintes etapas:
- Visão de Produto
- É, Não é, Faz, Não faz
- Product Goals
- Personas
- Jornadas de usuários
- Feature Brainstorm
- Revisão Técnica de Negócio e UX (método MoSCoW)
- Sequenciador
- MVP Canvas
A partir desses dados, foi possível ter uma ideia clara do problema a ser solucionado, para quem e como. No levantamento de personas, encontramos 4 tipos de usuários:
- Colaborador CCPR
- Produtor
- Agente de coleta
- Supervisor de captação
Buscando otimizar a produção e gerar valor de entregáveis, definimos que apenas duas personas seriam tratadas no MPV. Colaborador CCPR e Produtor
Nesta etapa fiz vários workshops de repasse de informação ao time de desenvolvimento, com o objetivo de alinhar a proposta de valor. Chegamos a seguinte declaração:
"Nosso sistema CCPR Conecta, irá permitir os usuários terem acesso as informações de rota, coleta, e entrega do leite, além de permitir controle de volume de leite coletado, geração de vale de coleta e controle de produção. Que irá afetar positivamente a produtividade dos colaboradores e a credibilidade e tranquilidade dos produtores. Vamos medir a eficácia com indicadores de usabilidade métricas de satisfação (CSAT e NPS) e indicadores de usabilidades SUS (System Usability Scale)"
Feito isso começamos a desenhar as telas de wireframe, de forma colaborativa e multidisciplinar, com desenvolvedores, stakeholders e scrum
Após o teste, melhorias foram levantadas de acordo com o feedback do usuário. Alguns ajustes foram feitos no protótipo de alta fidelidade, baseado nesses feedbacks.
Resultados
Após a implementação, foi realizado um sistema de teste de usabilidade, SUS (System Usability Scale). O questionário consiste em 10 perguntas, e para cada uma delas o usuário pode responder em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa Discordo Completamente e 5 significa Concordo Completamente. Abaixo as perguntas realizadas:
- Eu acho que gostaria de usar esse sistema com frequência.
- Eu acho o sistema desnecessariamente complexo.
- Eu achei o sistema fácil de usar.
- Eu acho que precisaria de ajuda de uma pessoa com conhecimentos técnicos para usar o sistema.
- Eu acho que as várias funções do sistema estão muito bem integradas.
- Eu acho que o sistema apresenta muita inconsistência.
- Eu imagino que as pessoas aprenderão como usar esse sistema rapidamente.
- Eu achei o sistema atrapalhado de usar.
- Eu me senti confiante ao usar o sistema.
- Eu precisei aprender várias coisas novas antes de conseguir usar o sistema.
Depois de colher os resultados, é preciso realizar um cálculo para chegar até a pontuação final.
Para as respostas ímpares (1, 3, 5), subtraia 1 da pontuação que o usuário respondeu.
Para as respostas pares (2 e 4), subtraia a resposta de 5.
Agora somamos todos os valores das dez perguntas, e multiplicamos por 2.5.
Essa é sua pontuação final, que pode ir de 0 a 100.
Neste caso o sistema marcou 85,5 pontos. O que é considerado um resultado excelente.