Visão Geral
O PetFinder é uma solução completa para adoção e anúncio de animais, onde pessoas e ONG's possam contribuir para o combate ao abandono de animais. Para esse projeto, foi executado um Design Sprint bem objetivo que buscava entender os cenários, usuários e seus comportamentos. Além de definir um problema e uma hipótese que apresentem coerência, com a meta e proposta de valor da solução.
Problema e Objetivo
O ponto focal do site, é a adoção de animais abandonados. Porém durante o levantamento de informações, ficou claro, que o cadastro de animais para a adoção é fundamental. E dessa forma seria possível construir uma rede comunitária, forte e objetiva. O site tem o objetivo de educar as pessoas sobre a adoção de um pet, além de permitir essa adoção de forma acessível e manter o controle das vacinas de cada animal adotado.
Resumo do Design Sprint
Para esse projeto, foi executado um Design Sprint. Com o intuito de documentar regras do negócio e entender mais sobre o contexto dos usuários e seus comportamentos.
Minha responsabilidade como UX/UI Designer, foi documentar toda informação relevante para a melhor experiência do usuário, além de facilitar as dinâmicas e estimular o pensamento crítico e estratégico.
O Design Sprint seguiu pelas seguintes etapas:
• Entender
Comportamento, necessidades, personas, mapa de empatia, mapa de jornada
• Definir
Definição do problema, definição de hipótese, proposta de valor, auditoria competitiva
A partir desses dados, foi possível ter uma ideia clara do problema a ser solucionado, para quem e como.
Declaraçã
"Nosso Site PetFinder, irá permitir os usuários encontrar animais para adoção de forma completamente on-line
que irá afetar como as pessoas encontram, cadastram e adotam animais
de forma que seja mais fácil adotar e criar uma comunidade consciente sobre os animais
Vamos medir a eficácia Com indicadores de usabilidade e ferramentas de análises"
Feito isso começamos a desenhar as telas de wireframe, de forma colaborativa e multidisciplinar, com desenvolvedores, stakeholders e scrum
Depois de fazer alguns testes, melhorias foram levantadas de acordo com os feedbacks dos usuários. Ajustes foram feitos no protótipo de alta fidelidade, baseado nesses feedbacks.
Resultados
Após a implementação, foi realizado um sistema de teste de usabilidade, SUS (System Usability Scale). O questionário consiste em 10 perguntas, e para cada uma delas o usuário pode responder em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa Discordo Completamente e 5 significa Concordo Completamente. Abaixo as perguntas realizadas:
- Eu acho que gostaria de usar esse sistema com frequência.
- Eu acho o sistema desnecessariamente complexo.
- Eu achei o sistema fácil de usar.
- Eu acho que precisaria de ajuda de uma pessoa com conhecimentos técnicos para usar o sistema.
- Eu acho que as várias funções do sistema estão muito bem integradas.
- Eu acho que o sistema apresenta muita inconsistência.
- Eu imagino que as pessoas aprenderão como usar esse sistema rapidamente.
- Eu achei o sistema atrapalhado de usar.
- Eu me senti confiante ao usar o sistema.
- Eu precisei aprender várias coisas novas antes de conseguir usar o sistema.
Depois de colher os resultados, é preciso realizar um cálculo para chegar até a pontuação final.
Para as respostas ímpares (1, 3, 5), subtraia 1 da pontuação que o usuário respondeu.
Para as respostas pares (2 e 4), subtraia a resposta de 5.
Agora somamos todos os valores das dez perguntas, e multiplicamos por 2.5.
Essa é sua pontuação final, que pode ir de 0 a 100.